PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA APRESENTAM

Fernando Oliveira revoluciona responsabilidade social no RJ com projetos socioculturais e ambientais

Fernando Oliveira revoluciona responsabilidade social no RJ com projetos socioculturais e ambientais
Tópicos deste artigo

Autor de inúmeros projetos de sucesso, o publicitário e empresário carioca Fernando Oliveira, diretor-geral da agência Trinity, é conhecido por criar ações ligadas à responsabilidade social, ações ambientais, culturais e esportivas que beneficiam estudantes de escolas públicas cariocas, crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social no Rio de Janeiro.

“O ‘marketing de causa’ pode ser considerado o segundo maior ativo de uma empresa, ficando atrás apenas da inovação. Somos a primeira agência de comunicação focada em ESG e já impactamos a vida de milhares de jovens e crianças. O objetivo principal é produzir eventos socioculturais, ambientais e esportivos, trazendo benefícios sociais, econômicos e turísticos, além de construir um mundo inclusivo, ético e ambientalmente sustentável. Ao todo, mais de 200 mil pessoas já foram beneficiadas e centenas de empregos diretos e indiretos foram gerados”, afirma.

A Trinity possui em seu DNA orientar as empresas da melhor forma na utilização das leis em benefício próprio, como um asset de marketing cultural e responsabilidade social, e também desenvolver projetos de Responsabilidade Social com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. “Desde 2015 estamos tentando driblar os números assustadores da desigualdade instalada por todos os cantos do Rio de Janeiro através dos nossos projetos. A pandemia fez aumentar ainda mais a crise mundial, a fome e os problemas governamentais”, comenta.

A agência é autora de projetos já consolidados e que fazem parte do calendário cultural do RJ. Entre eles, está o Gentilezinha, lançado em setembro de 2016, inspirado no profeta Gentileza. O protagonista e seus amigos percorrem orfanatos e áreas de risco ensinando práticas de boas maneiras. Também são abordados temas sobre cidadania, respeito, meio ambiente e amor.

Casa Digital

Casa Digital é um projeto sociocultural gratuito de integração social, cultural, digital, profissional e tecnológica, idealizado pela Trinity e executada em parceria com o Instituto Consuelo. Essa iniciativa tem compromisso com a inclusão, formação, transformação e a capacitação de jovens, englobando duas frentes: o Festival de Cultura Digital, na Biblioteca Parque da Rocinha C4, e o Programa de Capacitação, que consiste em promover cursos com foco no desenvolvimento prático e técnico.

“Os objetivos são criar, fomentar, promover e propagar a cultura digital em suas diversas vertentes, apoiar os profissionais da área, ampliar o acesso da população a ela e iniciar os jovens interessados em aprender de forma prática. Também tem a finalidade de encurtar a distância existente entre os jovens de comunidade e o universo da tecnologia, os preparando para o mercado de trabalho”, revela Oliveira.

Ele também visa estabelecer um centro tecnológico que atue como um catalisador para a inclusão digital e a inovação, por meio de atividades interativas e educativas, em que os alunos serão introduzidos ao mundo digital de uma maneira que estimule o pensamento crítico, a criatividade e a resolução de problemas.

ReUso Criativo

A 5a edição do ReUso Criativo realizada na Biblioteca Parque da Rocinha C4, na comunidade da Rocinha, zona sul do Rio, consiste em palestras e oficinas práticas com foco na sustentabilidade, onde os alunos aprendem a reutilizar lonas descartadas, PVC, algodão e plásticos similares, como matéria-prima para a produção de artigos de moda, como ecobags, shoulder bags, nécessaires, porta-objetos, entre outros.

Criado durante a pandemia, o projeto disponibilizou em sua primeira edição uma websérie no YouTube como forma de apoio a pessoas que precisavam se reinventar.

Idealizado por Adriana Zabeo, sócia das agências de comunicação e marketing ZABEO e Trinity, nasceu com o intuito de apresentar uma nova possibilidade de atuação profissional, gerando renda extra ou até mesmo como fonte principal, promovendo o empreendedorismo sustentável.

As oficinas são destinadas a homens e mulheres a partir de 16 anos. Os alunos dos módulos presenciais concluídos já produzem e comercializam suas próprias criações na comunidade. A professora de costura Rosa, que trabalhou desde o primeiro módulo, ensinando desde o básico até a elaboração de peças mais sofisticadas, contou como o ReUso Criativo impactou sua vida. “Me apaixonei pela costura aos 13 anos, vendo minha mãe costurar em casa, mas só comecei mesmo aos 16. Sou professora de português, então, quando a oportunidade de dar essas aulas surgiu, pude juntar minhas duas paixões. O projeto impactou minha de formas positivas, e hoje tenho até meu próprio curso de corte e costura”, diz.

Na última edição, 24 alunas, entre iniciantes e avançadas, participaram. Depois dos workshops práticos, saem com um conhecimento significativo, além de adquirirem uma nova habilidade profissional. A carga horária básica para a certificação do curso é de 40 horas de aulas. Mais de 61 certificados de conclusão do curso já foram entregues durante a primeira, segunda e terceira fases.

O gestor da Biblioteca Parque da Rocinha C4, Aloisio de Jesus, explicou a importância da realização desses projetos. “Quando cheguei na biblioteca pela primeira vez pude ter contato com as necessidades da comunidade e percebi como muitas delas não eram atendidas. Tendo em mãos um espaço com tanto potencial, fui procurar formas de atender essas demandas e que temos diversos tipos de atividades para todos os gostos e idades”, explica.

“A responsabilidade social é o fio que nos une. Ela tece laços profundos e autênticos entre pessoas e comunidades. É um apelo para que todos nós repensemos nossa relação com esses materiais e abracemos a oportunidade de transformar vidas. Este é o nosso compromisso global, uma promessa de um mundo mais sustentável e socialmente responsável. Devemos abraçar a oportunidade de repensar nossa relação com itens descartados e reconhecer que cada lona tem o potencial de se tornar um tesouro sustentável”, ressalta Adriana.

Grandes Navegações

O livro-jogo Grandes Navegações começou a ser entregue gratuitamente para crianças e adolescentes de escolas da rede pública de ensino do município do Rio de Janeiro, nas escolas municipais Abelardo Barbosa, Luis Paulo Horta, Francisco de Paula Brito, Rinaldo Delamare, no CIEP Dr. Bento Rubião, entre outras. Quem tiver interesse em conhecer, pode se dirigir à Biblioteca Parque da Rocinha C4. Há jogos disponíveis para o público no local, com cerca de mil jogos a serem distribuídos.

Este é um produto ilustrado, com conteúdos alinhados às metodologias atuais de ensino, abordando temas de educação financeira, como comércio, crédito, empréstimos, seguros, concorrência, preço, investimentos e economia em um jogo de tabuleiro ambientado no período histórico das Grandes Navegações portuguesas, um momento importante na história do Brasil e do mundo. Para ser um grande explorador nesse jogo, é preciso entender o idioma das aventuras e os desafios que ele oferece.

Idealizada pelas agências Zabeo e Trinity, é patrocinado pela prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, pelas empresas WilsonSons, Occam, Órama, Grupo Leste, Persona e Witseed, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. Os interessados em obter mais informações sobre o projeto podem acessar o site: grandesnavegacoes.com.br.

Serviço:

Projeto Reuso Criativo – Oficinas de reutilização de lonas

Dias e horários das aulas:

Módulo avançado
Terças, 10h30hs às 13h00 (manhã) e 14h30 às 17h00 (tarde)

Módulo para iniciantes
Quintas, 14h30 às 17h00 (tarde)
Sextas, 10h30 às 13h00 (manhã)

Local: Biblioteca Parque da Rocinha C4
Endereço: Estrada da Gávea, 454 – Rocinha, Rio de Janeiro – RJ, 22451-264
Informações: reusocriativo@agenciatrinity.com.br
Site: https://reusocriativo.com.br/

Locais de entrega dos jogos:

Escola Municipal Abelardo Barbosa
Rua Maria do Carmo Soares do Nascimento, s/no
Rocinha

CIEP Dr. Bento Rubião
Estrada da Gavea s/no
Rocinha

Escola Municipal Luis Paulo Horta
Estrada da Gavea s/no
Rocinha

Escola Municipal Francisco de Paula Brito
Rua Dioneia s/no
Rocinha

Escola Municipal Rinaldo Delamare
Av. Niemeyer, 776
São Conrado

Veículo:
Revista Caras

Data:
15/05/2024

Confira a matéria na íntegra:

https://caras.uol.com.br/amp/atualidades/fernando-oliveira-revoluciona-responsabilidade-social-no-rj-com-projetos-socioculturais-e-ambientais.phtml

Reuso Criativo é um projeto sociocultural que transforma materiais descartados em novos produtos, promovendo sustentabilidade e inovação, além de gerar inclusão social pela capacitação de mão-de-obra.

Vale a pena ler de novo

Projeto Reuso Criativo 4ª Edição

A 4aedição do ReUso Criativo iniciará, no dia 14 de maio, na Biblioteca Parque da Rocinha C4, na comunidade da Rocinha, na zona sul do Rio. No dia 10/05, nesta sexta-feira, acontecerão a cerimônia de entrega dos certificados dos formandos da 4a edição e a palestra de lançamento da 5a edição, de 11h00 às 15h00, na Biblioteca Parque da Rocinha C4.

Leia mais »